EN

CATÁLOGOS

MÓ-MIRIM

acreditamos que o design transcende sua função, escala e materiais pré-estabelecidos. O design é um exercício constante da imaginação. E por esse motivo, brincando com nossas próprias peças, criamos a coleção Mó-Mirim, que em Tupi significa “Tornar Pequeno”. Realizamos um conjunto de objetos de mesa onde a percepção do objeto é alterada a partir de sua escala, gerando assim, novas funcionalidades às mesmas formas.

 

 

SY

Nossa coleção tem o intuito de fazer uma reflexão sobre como os seres vivos que habitam o planeta se utilizam da terra, a começar pelas plantas. Essas utilizam a terra como um útero. Em primeira instância, encontra-se o vazio, o buraco negro do desconhecido. As sementes são depositadas nesse útero para serem germinadas com o amor acolhedor de uma ‘mãe’. Depois de nascidas acompanhamos seu crescimento embaladas pelo vento como um canto de ninar.

 

 

 

Plano Simbiótico

A definição da palavra simbiose significa a relação mutuamente vantajosa entre dois seres vivos. O plano simbiótico é representado por uma parede de três metros de comprimento por dois de altura preenchido com sarrafos de madeira. Essa parede divide dois espaços individuais onde cada pessoa cria seu espaço de acordo com suas necessidades puxando e empurrando os sarrafos no seu espaço funcional atendendo às suas necessidades individuais.

 

 

 

Tropicando

A Tropicália foi um movimento de reflexão cultural, que teve início em 1967, como uma alternativa criativa de manifestação político-social. Acreditando que a filosofia tropicalista foi algo que jamais acabará, celebramos agora os 50 anos do seu inicio, criando essa coleção. A Tropicália usou de uma inovação estética como fórmula revolucionária, assim como a Mameluca experimenta as novas formas de pensamento dos objetos. A Tropicália conjuga experimentalismo e crítica; a Mameluca utiliza a crítica como laboratório experimental.

 

 

 

PU#A inspiração

A experiência de trabalhar uma década junto ao mercado de Arte nos ajudou a construir nossas crenças particulares sobre o significado da expressão “o criador da sua própria obra”.  Foi uma experiência fantástica que resultou em um questionamento profundo sobre os limites  da criação do artista, de sua produção e seus meios de divulgação. O que é uma reprodução? O que significa homenagem? E a inspiração? Onde encontrá-la? Até onde se deve creditar a alguém a autoria de algo?

 



LAB

A coleção LAB foi o processo inicial para a criação do estúdio Mameluca. Além de desenvolver peças explorando a diversidade de materiais encontradas no mundo moderno, procuramos resgatar produtos desenvolvidos por nós, anteriores à criação do estúdio, que reuniam as características desse novo laboratório criativo, repensando-os em conjunto através da proposta do estúdio. Foram gerados um conjunto de peças que buscam o lado lúdico de se trabalhar com a as formas simples de maneira criativa. Como em um mundo de faz de conta, as peças podem ter infinitas formas e infinitas funções, alterando sua percepção visual e dando novas utilidades à mesma peça trazendo novos significados aos objetos.

 

 

 

EIRETAMA

Em 2014 o estúdio buscou referências nas comunidades indígenas brasileiras com o objetivo de trazer a cultura visual dessas civilizações para o design contemporâneo nacional. Percebemos grande influência dos padrões triangulares; desses triângulos formam-se diversas outras formas geométricas. “Nos propomos a criar um objeto partindo de uma forma triangular onde sua multiplicação fechou-se em uma estrutura hexagonal. Essas composições chamamos de Eiretama.

 

 

 

UIURAR

Durante uma imersão nos estudos dos povos indígenas brasileiros, o estúdio Mameluca desenvolveu a série chamada Uiurar, palavra em Tupi que significa laçar. Para a criação da série, buscamos inspiração nas raízes arquitetônicas das antigas construções tribais onde o método escolhido fora a amarração.

 

visualizar catálogo

view catalogue

visualizar catálogo

view catalogue

view catalogue

visualizar catálogo

visualizar catálogo

view catalogue

visualizar catálogo

view catalogue

visualizar catálogo

view catalogue

visualizar catálogo

view catalogue

visualizar catálogo

view catalogue