EN

 

CATÁLOGOS

Tropicando

A Tropicália foi um movimento de reflexão cultural, que teve início em 1967, como uma alternativa criativa de manifestação político-social. Acreditando que a filosofia tropicalista foi algo que jamais acabará, celebramos agora os 50 anos do seu inicio, criando essa coleção. A Tropicália usou de uma inovação estética como fórmula revolucionária, assim como a Mameluca experimenta as novas formas de pensamento dos objetos. A Tropicália conjuga experimentalismo e crítica; a Mameluca utiliza a crítica como laboratório experimental.

 

 

PU#A inspiração

A experiência de trabalhar uma década junto ao mercado de Arte nos ajudou a construir nossas crenças particulares sobre o significado da expressão “o criador da sua própria obra”.  Foi uma experiência fantástica que resultou em um questionamento profundo sobre os limites  da criação do artista, de sua produção e seus meios de divulgação. O que é uma reprodução? O que significa homenagem? E a inspiração? Onde encontrá-la? Até onde se deve creditar a alguém a autoria de algo?

 

 

LAB

A coleção LAB foi o processo inicial para a criação do estúdio Mameluca. Além de desenvolver peças explorando a diversidade de materiais encontradas no mundo moderno, procuramos resgatar produtos desenvolvidos por nós, anteriores à criação do estúdio, que reuniam as características desse novo laboratório criativo, repensando-os em conjunto através da proposta do estúdio. Foram gerados um conjunto de peças que buscam o lado lúdico de se trabalhar com a as formas simples de maneira criativa. Como em um mundo de faz de conta, as peças podem ter infinitas formas e infinitas funções, alterando sua percepção visual e dando novas utilidades à mesma peça trazendo novos significados aos objetos.

 

 

EIRETAMA

Em 2014 o estúdio buscou referências nas comunidades indígenas brasileiras com o objetivo de trazer a cultura visual dessas civilizações para o design contemporâneo nacional. Percebemos grande influência dos padrões triangulares; desses triângulos formam-se diversas outras formas geométricas. “Nos propomos a criar um objeto partindo de uma forma triangular onde sua multiplicação fechou-se em uma estrutura hexagonal. Essas composições chamamos de Eiretama.

 

 

UIURAR

Durante uma imersão nos estudos dos povos indígenas brasileiros, o estúdio Mameluca desenvolveu a série chamada Uiurar, palavra em Tupi que significa laçar. Para a criação da série, buscamos inspiração nas raízes arquitetônicas das antigas construções tribais onde o método escolhido fora a amarração.