EIRETAMA

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Em 2014 o estúdio buscou referências nas comunidades indígenas brasileiras com o objetivo de trazer a cultura visual dessas civilizações para o design contemporâneo nacional. Essa proposta pretende enriquecer o conhecimento da História do Brasil mundo a fora. “No aprendizado e na contemplação das tatuagens indígenas, percebemos os elementos geométricos em civilizações que até pouco tempo atrás, tinham pouca abertura ao mundo exterior”.

 

A pintura corporal indígena tem diversos significados, desde o estético (vaidade), o sociológico (a forma de distinguir a divisão hierárquica/social das tribos), aos religiosos. O grafismo corporal é ensinado desde a infância. Em alguns povos, a pintura é realizada apenas para preparação de batalhas.  No Brasil existem por volta de 200 etnias indígenas, porém, muitas perderam sua identidade cultural com a chegada dos Homens brancos no território. A cultura indígena é transmitida através da memória herdada de seus antepassados, além do significado de sua existência. Desvendar as diferentes formas de pinturas e seus significados nas diversas culturas indígenas brasileiras foi de grande importância para o processo criativo deste projeto.  Através de sua beleza e estética bem definida, as pinturas corporais são utilizadas não apenas para identificar os diferentes clãs, mas também são de grande importância nos significados social mágico-religioso. Sua aplicação é exclusivamente realizada pelas mulheres. Em algumas etnias, a cultura do grafismo corporal é trazida desde o primeiro ritual que ocorre durante o nascimento, com sua primeira pintura corporal e depois durante o ritual da puberdade e posteriormente nos rituais espirituais.  Algumas etnias primam pelas cores em cerimonias de diversos tipos e as outras pelo detalhamento das linhas em preto, como é o caso dos Mebengokré. Algumas etnias também usam a pintura corporal monocromática nos homens quando vão à caça. O preto também é utilizado pelas mulheres em luto.

 

A conclusão obtida durante o processo de desenvolvimento do conceito proposto pelo estúdio foi obtida a partir da base das manifestações poéticas dos seus desenhos através de seus elementos geométricos bases tais como triângulos e quadrados. Realizamos um recorte visual nas pinturas dessas três etnias. Percebemos grande influência dos padrões triangulares; desses triângulos formam-se diversas outras formas geométricas. “Nos propomos a criar um objeto partindo de uma forma triangular onde sua multiplicação fechou-se em uma estrutura hexagonal. Essas composições chamamos de Eiretama. O nome está em Tupi, um dos principais idiomas/tronco das civilizações indígenas do Brasil. Eiretama significa “colméia”.

 

O nome Eiretama surgiu, além do significado literal, também por sua composição geométrica produzida a partir dos hexágonos centrais produzindo padrões ilimitados. Da mesma maneira que as pinturas indígenas analisadas, as Eiretamas transformam-se tanto em padrões longitudinais como transversais. Com elas, pudemos criar uma série de objetos com diversas funções tais como cadeiras, bancos, estantes, lixeiras, floreiras, mesas entre outros.

 

 

In 2014, the studio searched for references in Brazilian Indian communities in order to bring the visual culture of these civilizations into the national contemporary design. This proposal aims to enrich the knowledge of History of Brazil around the world. “By learning and contemplating the Indian tattoos we have noticed the geometric drawings in civilizations that had no contact to the outside world until recently.”

 

The Indian body paint holds several meanings including the aesthetical (vanity), sociological (a manner to distinguish the hierarchical and social division of tribes), and religious. Body paint is taught since early childhood. Among some tribes, paint is used just for the preparation of wars. In Brazil, there are around 200 Indian ethnic groups. However, many of them have lost their cultural identity upon the arrival of the white men. Indian culture is transmitted by the ancestors’ inherited memory in addition to the significance of their existence.  Unveiling different forms of paintings and the significance for several Brazilian Indian cultures was of paramount importance for the creative process of this project. Through its beauty and well-defined aesthetics, body paintings are used not only to identify the different clans, but are also of great importance for magical - religious - social meanings. Its application is exclusively performed by women. In some ethnic groups, the body graphics culture is used in the first ritual which occurs during birth, with their first body painting, then used during the ritual of puberty and later in spiritual rituals. Some ethnic groups are distinguished by the colored paintings used in ceremonies of various types and others by detailed black lines, as is the case of the Mebengokré ethnic. Some other groups also use the monochromatic body painting in men when they go hunting. Black is also used by women in mourning.

 

The conclusion obtained during the development of the concept, was a result from the poetical manifestations of drawings embedded in geometric symbols such as triangles and squares. We have researched the body painting used in Brazilian Indian ethnic groups and noticed a huge influence of triangle patterns forming other several geometric shapes.  “We designed an object based on triangular shape which, by multiplication, resulted in a hexagonal structure.  These structures are named Eiretama”. The name is in Tupi language which is one of the main languages/root of Brazilian Indians civilizations. Eiretama means “beehive”.

 

Besides its literal meaning, the name Eiretama, was selected because of its geometric composition produced from the hexagons, thereby producing unlimited patterns. Either way the Indian paintings were analyzed, Eiretama turn into longitudinal or transversal patterns. Eiretama have enabled us to create a series of objects with a wide range of functions such as chairs, benches, shelves, trash cans, flower vases, tables to name a few.

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